sexta-feira, 24 de agosto de 2012

HÁ OUTRO MODELO DE FAMÍLIA?




Aqui no Egito, os cristão têm uma grande devoção à Sagrada Família, especialmente à fuga da família de Nazaré ao Egito, para fugir da perseguição absurda de Herodes.
É sempre assim, os ditadores têm medo de que alguém lhes tire o tapete  o tapete  de debaixo dos pés e que percam o seu poder e o culto à sua pessoa. Quem tira o tapete è a morte que tranquilamente na hora certa, determinada não por ela, mas por Deus, vem e dá o poder aos outros. Assim aconteceu com todos os ditadores e acontece com todas as pessoas. A nossa preocupação não é mandar, nos ensina Jesus, mas servir no amor. A família de Nazaré, para ficar unida, foi obrigada  a migrar para um pais estranho.
Não concordo que fugir é covardia. Na verdade,, fugir é as vezes coragem, e coragem que não se pode medir a não ser à luz da palavra de Deus. Fugir do pecado, nós o rezamos no ato de contrição e no Pai Nosso. É preciso fugir do mal para preservar a nossa identidade. Hoje a família é chamada a fazer escolhas corajosas e a fugir diante de tantas ameaças e guerras abertas ou veladas, que se fazem contra a sua integridade. Há muitos Herodes por aí, que estão preocupados com seu poder e exercem o seu domínio oferecendo não o justo, reto e sábio, mas o que os instintos pedem.
Mas todos nós sabemos que o ser humano, embora racional, não deixa de ser "animal"; quantas vezes perde a sua racionalidade e permanece somente animal. A família não pode ser uma jaula e nem um jardim zoológico, onde cada um disputa o seu espaço e esquece os outros, mas sim "cenáculo", uma fraternidade, onde somos chamados a viver o amor. Por isso, estou mais do que consciente que não há outro modelo de família a não ser esta, proposta pelos sentimentos mais nobres do ser humano e da palavra de Deus. O homem sadio, que procura não só o seu bem-estar, mas também o dos outros, não pode não ver a família como lugar onde se experimenta a alegria de estar juntos e de viver a plenitude da vida.
A Sagrada Família de Nazaré não é modelo de uma família onde se luta diariamente para sobreviver e ter o pão de cada dia, mas pão compartido com alegria e com amor, onde se trabalha e se vive dedicando-se aos outros que vivem perto ou longe. A família é bonita quando os filhos se espelham nos pais e os pais se veem prolongados nos seus filhos. Sem esta visão, não há como sentir a família sacramento do amor de Deus e da convivência humana.

                                               MATRIMÔNIO
                                             ANGELA MARIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário