quarta-feira, 22 de agosto de 2012

" Com quem Caim tería se casado?"


É bom nós lembrarmos que a Bíblia, mais do que um relato histórico, é uma grande reflexão que a humanidade fez a partir de sua descoberta de Deus e da revelação recebida de Deus.
Para falar de Caim nós temos tem que se lembrar do que a Bíblia fala sobre ele. A palavra "Caim" quer dizer ferreiro. Ele foi  o primeiro filho de Adão e Eva, como você pode ver no capitulo 4º do livro do Gênesis. Existem diversas explicações sobre a figura de Caim. Como mostra a Bíblia, ele era agricultor e os agricultores tinham que se fixar à terra, ao passo que os pastores eram nômades. E a Bíblia deixa a entender que pastores e agricultores não se entendiam. Tanto que Caim ofereceu a Deus os frutos da terra e Abel ofereceu um cordeiro. Como Javé preferiu o sacrificio de Abel, a inveja tomou conta do coração de Caim e ele assassinou seu irmão. Nisto dizem os entendidos se dá a entender que o sacrificio animal era tido como superior ao sacrificio vegetal.
A condenação de Caim é ser nômade no deserto de Nod. Como nômade ele podería ser ferido pela lei da vingança, por ter matado seu irmão. Então Deus coloca nele uma tatuagem que o indentificava como fazendo parte de um clã, de uma família. Isto o garantia contra a vingança.
Há quem afirma que, por chamar-se Caim, que significa "construtor", ferreiro, coube a ele construir a primeira cidade.
Mas o que nós queremos saber mesmo é de onde surgiu a mulher de Caim, tivemos a impressão de que Caim casou-se com uma irmã.
De fato, uma frase que está lá em Gênesis 4,17 diz que "Caim conheceu sua mulher. Ela concebeu e deu à luz Enoque. E construiu uma cidade, à qual pôs o nome de seu filho Enoque.
Reflita comigo: Se Caim construiu uma cidade, isto significa que havia muita gente para morar nela, não é mesmo? Outra coisa: Caim ao ser expulso do paraíso é condenado a peregrino e errante sobre a terra disse com medo: "O primeiro que me encontrar, vai me matar. Ora, para que este medo se Abel estava morto e ele Caim era único filho de Adão que restava? Logo, embora a Bíblia  não diga, já existia muita gente na terra quando aconteceu o episódio de Caim e Abel.
Mas a pergunta é Com quem Caim se casou??
Se todos os homens  e mulheres do mundo foram criados por Deus, todos os casamentos acontecem entre irmãos, não é mesmo?

                                    Equipe do  Matrimônio
                                            Angela Maria


Nenhum comentário:

Postar um comentário